quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conheça a realidade da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição



Hoje faremos uma espécie de retrospectiva da escolinha de taipa, mostraremos inicialmente a foto tirada em ABRIL de 2014:



Essa foi a primeira vez que estivemos na comunidade para conhecer de perto aquela triste  realidade, na foto acima vemos o estado da escolinha, simplesmente abandonada, um casebre no meio do sertão, e não é apenas isso, através dessa foto percebe-se também o abandono da escolinha pelos próprios moradores, que já descrentes de esperanças, com a auto-estima baixa com o passar dos anos não ligaram para o que estava acontecendo, deixando assim a escola cair na precariedade. 



Assim estava há quase um ano atrás, quando chovia molhava tudo dentro da sala de aula, devido aos buracos no telhado, o que deixava o chão da escola alagado de barro e impedida aulas.



O armário da escolinha, com materiais didáticos: quebrado e enferrujado.

Em um ano de trabalho na comunidade Sambaíba, ensinamos e aprendemos com todos, compreendendo a situação e nos adequando aquela realidade, onde homens saem para  arrumar meios de sustento e deixam suas esposas em casa com os filhos. Nosso maior intuito é elevar a auto-estima daquela comunidade, fazendo com que eles produzam e assumam o controle do futuro de seus filhos e da região onde habitam.

por onde começar?

Pela ESCOLA!

Portanto, depois de várias idas a sambaíba, já colhemos os primeiros frutos, os próprios moradores juntaram forças e dinheiro e "reformaram" a escolinha de taipa, refazendo o telhado e as paredes ( inclusive, pintaram as paredes e deixaram a escola com uma cara nova), fizeram dois banheiros ( um para menino e outro para menina).


quase um ano depois a REALIDADE da escola é essa:


( frente da escola)


( lateral )
( fundo da escola)

( banheiros - sem saneamento)

(porta)

(sala de aula)
(sala de aula - observe o armário novo doado pelo grupo)
( há pouca ventilação nas salas)
(Quadro de acrílico)
(cozinha)

( cozinha)

( fogão enferrujado - com apenas uma boca funcionando)

( reunião com pais e alunos)















Nenhum comentário:

Postar um comentário